Share |

Os dias da Rádio

OS DIAS DA RÁDIO
(A PROPÓSITO DE UM DEBATE)

COMUNICADO DA COORDENADORA CONCELHIA DE SESIMBRA DO BLOCO DE ESQUERDA

Foi agendado para o dia 20 de Setembro às 19 horas na rádio Sesimbra FM um debate com representantes das diferentes forças políticas concorrentes à Assembleia Municipal de Sesimbra. Esta data era incompatível com a agenda da 1ª candidata da lista do Bloco de Esquerda, Vanessa Sousa, razão pela qual foi sugerida uma alteração no modelo inicial baseada numa entrevista individual aos representantes das diferentes candidaturas.
Foi com surpresa, entretanto, que soubemos da efetivação do referido debate sem a presença de qualquer representante do Bloco de Esquerda, decisão inaceitável à luz dos princípios da igualdade de oportunidades de acesso aos órgãos de comunicação social. Do nosso ponto de vista ou se entrevistavam individualmente representantes de todas as candidaturas, ou se realizava o referido debate numa data a combinar. Haveria ainda uma terceira hipótese: a realização do debate na data inicialmente prevista com o segundo candidato da lista do Bloco de Esquerda, José Guerra.
Como nada disto foi consensualizado com as diferentes candidaturas, criou-se um precedente grave, a secundarização do contributo do Bloco de Esquerda para esta campanha eleitoral, mesmo que outras iniciativas de compensação venham a ter lugar (nomeadamente uma entrevista individual a Vanessa Sousa). Mas quem mais perdeu com este incidente foram os eleitores, pois ficaram privados de um confronto democrático de pontos de vista no que toca à Assembleia Municipal de Sesimbra.
Mais do que uma tentativa deliberada de marginalização do Bloco de Esquerda, este episódio revela sobretudo a ausência de procedimentos profissionais de funcionamento que assegurem o bom desempenho de uma atividade tão sensível e tão essencial à vida democrática como é a da rádio ou de outros meios de informação.