Share |

SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA E AMBIENTAL AMBIENTE

Do ponto de vista ambiental a REVISÃO DO PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA (POPNA) é uma das principais prioridades, tendo em conta o seu impacto sobre atividades relevantes como a pesca. 
Ainda neste quadro de prioridades são necessários passos concretos em direção à reconversão das áreas afetadas pela atividade de exploração das pedreiras.
Por outro lado, a REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL (PDM), iniciada há dez anos, continua inexplicavelmente adiada e a precisar de uma conclusão urgente. Tal revisão deve ser conduzida consagrando o princípio da contenção (revisão em baixa) e da qualificação das zonas mais afetadas pela degradação ambiental. 
Tudo isto deve ser feito REABILITANDO O PLANO MUNICIPAL DE AMBIENTE congelado numa gaveta desde que foi aprovado.
Por outro lado ainda, devem-se estimular as boas práticas que favoreçam sustentabilidade ambiental, reduzindo o uso de combustíveis fósseis (que aumentam a produção de dióxido de carbono e provocam o efeito de estufa, fenómeno que está na génese do aquecimento global) estimulando sempre que possível a PRODUÇÃO DE ENERGIA COM BASE EM FONTES RENOVÁVEIS (eólicas, solares, biomassa, energia das marés e outras), favorecendo associações ou cooperativas destinadas a este fim. Nesta linha de atuação, a criação de QUINTAS BIOLÓGICAS ou de ECOALDEIAS são igualmente experiências pioneiras no fomento de práticas exemplares que também contribuem para os objetivos atrás indicados.