Share |

SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA E AMBIENTAL TURISMO

As vertentes do turismo que importa desenvolver estão relacionadas com as atividades económicas tradicionais (pesca e agricultura), com o ambiente e a natureza, com as tradições religiosas e culturais. É em torno destes eixos que se devem construir produtos turísticos que criem empresas e emprego qualificado para os nossos jovens licenciados.
O Bloco de Esquerda propõe que se criem ROTAS DO PEIXE, DO QUEIJO DA AZÓIA E DAS PADEIRAS TRADICIONAIS, dinamizadas por equipas especializadas. Por outro lado, a autarquia deve comprometer-se a ajudar a RELANÇAR AS FESTIVIDADES DO SENHOR DAS CHAGAS, grande momento de encontro da população sesimbrense com a sua história e as suas lendas.
Promover o FESTIVAL LITERÁRIO ANUAL DE SESIMBRA como grande acontecimento cultural e de animação turística que afirme o nosso concelho no panorama nacional e internacional. Esta deverá ser também uma oportunidade especialmente importante para criar equipas de trabalho, investigação e redes de contactos que animem Sesimbra de uma forma menos sazonal e que criem emprego qualificado.
Criar PERCURSOS TEMÁTICOS de caráter religioso, geológico, espeleológico, de observação da fauna e da flora ou do património construído, animados por equipas qualificadas, disponíveis e anunciados no posto de turismo e nas unidades hoteleiras.
Incentivar o recurso à pesca e à agricultura locais CERTIFICANDO RESTAURANTES COM PEIXE SELVAGEM DA PESCA ARTESANAL E COM OUTROS PRODUTOS BIOLÓGICOS E DE PROXIMIDADE.
O Bloco de Esquerda considera que a atratividade de Sesimbra não deve estar exposta apenas para os turistas, mas também para os seus habitantes permanentes. Só desta forma os sesimbrenses podem conhecer melhor a sua história, perceber as suas raízes, identificar-se com a sua terra, mas também aprender a protegê-la, defendê-la e promovê-la. O turismo em Sesimbra deveria fazer da nossa terra um museu vivo, isto é, numa terra que os turistas possam (vi)ver e que os seus habitantes sejam responsáveis por manter viva.
Neste sentido é urgente PROMOVER A CARTOGRAFIA DAS ZONAS SUBMARINAS DA PESCA ARTESANAL BASEADA NO CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS PESCADORES.