Share |

Contra as Contas e o Inventário de 2018 - Assembleia Municipal de 23 de Abril

O BE foi o único partido que votou contra as Contas e o Inventário de 2018 tendo entregue a seguinte declaração de voto:

O programa eleitora do Bloco de Esquerda que apresentamos nas últimas eleições autárquicas não foi o escolhido pelos munícipes mas continua a ser aquele que acreditamos ser uma alternativa credível e o mais correto para a defesa do nosso concelho.

As nossas diferenças com o executivo são bem claras, em questões centrais como a defesa do ambiente, urbanismo, repovoamento da Vila, na recusa do turismo de massas que é vendido, e outros.

Se na cultura a CMS deu passos que consideramos importantes melhorando a sua qualidade, para os munícipes e visitantes, consideramos que falta ainda muito, passos que serão difíceis de dar enquanto se apostar neste turismo de massas e não no cultural, religioso, aproveitando o edificado histórico, a história e as tradições do nosso concelho. É este modelo de turismo que a Câmara devia vender nas Feiras Nacionais e Internacionais.

O Bloco de Esquerda é um Partido Politico e tanto o BE como as outras bancadas, quando tomamos decisões, são decisões políticas.

O voto contra do Bloco de Esquerda sobre a prestação de contas e gop’s aprovadas por uma coligação política diferente do que defendemos para o concelho é um voto político e não técnico, muito menos de contagem de cêntimos.

O deputado do Bloco de Esquerda

José Guerra

 

 

O BE colocou ainda as seguintes questões ao Sr. Presidente:

- Porque é que os Planos de Urbanização das AUGIS não estão totalmente disponíveis online, conforme é de lei, e os munícipes têm de pagar para os obter, nomeadamente os Planos de Execução e Financiamento? O Sr. Presidente recusou reconhecer a obrigação legal e referiu que as taxas de disponibilização de documentos têm de ser pagas.

- A Câmara Municipal ainda utiliza Glifosato? O Sr. Presidente referiu que o glifosato não está proibido mas não estão a usar.

- Fazem-se análises para detetar glifosato nos leitos de água? Tem promovido a divulgação do seu perigo junto dos agricultores? O Sr. Presidente referiu que não se fazem análises e que era impossível convencer os agricultores a utilizar outro produto pois este implicava menos esforço.

- Em relação ao atual acordo de apoio à Bianca, a Câmara pode disponibilizar aos deputados municipais esse acordo? O executivo possuiu o relatório e contas da associação? Se é possível disponibilizar o mais recente? O Vereador Polido comprometeu-se a enviar o protocolo.

- Sendo o espaço onde vai decorrer o festival rock do Meco, em parceria com a Câmara Municipal, uma zona de rede Natura, pergunto se não se pensou no barulho que vai interferir com a passagem de aves, e foi pedido algum estudo sobre o impacto ambiental? O Sr. Presidente declarou existir uma autorização do ICNF, como em anos anteriores.

Perguntou ainda se foram ou não desbastadas uma zona da rede Natura e um corredor ecológico? O Sr. Presidente não respondeu.