Share |

Moções sobre a Venezuela - esclarecimento

Moções sobre a Venezuela do PS e da CDU

O Bloco de Esquerda votou contra as moções apresentadas pela CDU e pelo PS relacionadas com o tema da crise na Venezuela porque cada uma delas, à sua maneira, apenas têm em conta uma parte dos graves problemas deste país. Na realidade o Bloco de Esquerda vê com enorme preocupação a escalada do conflito promovida por atores externos à Venezuela (nomeadamente a administração Trump) e condena toda e qualquer tentativa de ameaça externa e de provocação militarista a este país.

Por outro lado, o Bloco de Esquerda não pode apoiar a proposta da transferência do poder para Julian Gaidó, que unilateralmente se autoproclamou presidente do estado venezuelano. Esta proposta não tem sustentação nem legitimidade no quadro das instituições daquele país.

Porém, o Bloco de Esquerda reconhece que o agravamento da crise económica e social, bem como a violação de direitos democráticos fundamentais pelo regime de Nicolas Maduro criaram o enorme descontentamento popular que alimenta as tentativas golpistas de Julian Gaidó e a profunda fratura existente no país.

É por tudo isto que o Bloco de Esquerda viu com bons olhos os apelos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Papa Francisco, e de vários líderes democráticos da América Latina, que se ofereceram para uma mediação internacional com vista a uma solução que promova a paz, a democracia e a soberania do povo venezuelano.

O Bloco de Esquerda

José Guerra

 

(AM de 22 de Março continuação a 29 de Março, 2019)